Poliarquia

domingo, fevereiro 27, 2005

1º Round no PSD: MM 2, LFM 0.


Tendo o Conselho Nacional do PSD rejeitado hoje a proposta, originária da facção de LFM, de que ja neste Congresso se deveria proceder à eleição directa do líder, consegue-se perceber que a facção de MM mais os adeptos do "Encoberto" detém a maioria dos votos neste referido orgão. O que espanta neste resultado, já de si previsível, é a pouca diferença entre os votos, 45 vs 36.

Mais, muitos conselheiros que votaram contra esta proposta fizeram-no por causa da proximidade das eleições autárquicas a um possível acto de eleição directa do líder, chegando a afirmar que se não isso votariam a favor.

Conclui-se assim que são considerações de índole muito mais autárquico do que propriamente visões de política nacional que neste momento regem as decisões de grande parte do aparelho do PSD.

Curiosamente, isso faz reforçar em muito as possibilidades de LFM, que pode mais facilmente vender "pão e circo" aos autarcas, do que MM ou o núcleo cavaquista.

É claro que a escolha de Pombal, para localização do Congresso, em deterimento do Porto, só pode ser visto como uma clara derrota de LFM.

Fica-se também a saber que IM tende para apoiar MM enquanto NMS e MR não o apoiam.